Pupy a caminho de santuário: elefanta africana mobiliza operação e chama atenção por rodovias de MS
17/04/2025
(Foto: Reprodução) Animal é transportado pela BR-163 e tem como destino a Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso. Trajeto começou em Buenos Aires, na Argentina, onde Pupy, como é chamada, foi resgatada. Pupy a caminho de santuário: elefanta africana mobiliza operação e chama atenção em MS
A elefanta Pupy, resgatada em Buenos Aires e que será encaminhada ao Santuário de Elefantes Brasil, em Mato Grosso, passa por Mato Grosso do Sul. O transporte do animal é feito pela BR-163. Assista ao vídeo acima.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Na noite desta quarta-feira (16), a elefanta parou em Nova Alvorada do Sul e chamou a atenção das pessoas.
Comboio que transporte elefanta africana fez parada em Nova Alvorada do Sul (MS).
Imagens cedidas/Alvorada Informa
Em vídeo divulgado nas redes sociais do Santuário, o biólogo e diretor da Organização Não Governamental, Daniel Moura, explica como é composta a operação do deslocamento da elefanta. Ao todo, cinco veículos fazem parte da escolta:
2 caminhonetes
1 van
2 viaturas da Polícia Rodoviária Federal (PRF)
Conforme o diretor, a caixa de transporte pesa mais de 5 toneladas. Com o peso da elefanta, são quase 9 toneladas.
O comboio parou em São Gabriel do Oeste, na manhã desta quinta-feira (17), e deve seguir viagem para o Mato Grosso . Segundo a PRF, as equipes devem chegar ao município de Campo Verde, no estado vizinho, onde farão a troca da caixa de transporte da elefanta.
Elefanta Pupy está a caminho de santuário.
Santuário dos Elefantes Brasil/Reprodução
O resgate
Em 1993, a elefanta Pupy foi transportada do Parque Nacional Kruger, na África do Sul, para um zoológico em Buenos Aires, na Argentina, que se transformou em ecoparque. Conforme o Santuário, o local, que funcionou por 120 anos, encerrou as atividades.
"O Ecoparque Buenos Aires se juntou à crescente lista de instalações e zoológicos que encerraram seus programas om elefantes. Coletivamente, as pessoas estão percebendo que a vida oferecida à maioria dos elefantes em cativeiro é pequena demais, antinatural e estéril. Eles nunca deveriam ter sido retirados de suas vidas na natureza", ressalta publicação do Santuário nas redes sociais.
Para que o animal tenha uma vida mais tranquila e natural, foi realocada e terá novo lar no Santuário. O trajeto, que vai da Argentina ao Mato Grosso, tem cerca de 2,7 mil Km. A viagem começou na última segunda-feira (14) e a previsão é que o animal chegue à Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, no fim de semana.
Segundo o Santuário, Pupy foi içada por um guindaste para ser colocada na caixa de transporte. Três cuidadores, dois veterinários, biólogo e fotógrafo acompanham a viagem.
No percurso, a equipe faz paradas periódicas para alimentar Pupy. Conforme o Santuário, é oferecido água fresca e alimentos nutritivos como frutas e vegetais.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: